sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Prefeito de Natal cria secretaria de cultura.

Fonte:substantivoplural.com.br
sexta-feira, 05/09/2014

por: Sergio Vilar

Posse da nova Secretaria de Cultura de Natal será terça

image07
Nesta terça-feira (9), às 10h, na sede da Prefeitura do Natal, acontecerá a solenidade de oficialização da recém criada Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Natal), órgão que comandará as ações culturais do município com o braço da Funcarte. Dácio Galvão, atual presidente da Funcarte, também responderá pela Secretaria de Cultura.
A publicação da criação da Secult saiu na edição de sábado (30) do Diário Oficial do Município. No organograma apresentado, a Secult/Natal irá incorporar a Funcarte em sua estrutura e junto também a inédita Sala Natal, responsável pela formatação e aplicação de intervenções no campo das Artes Visuais no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte (Memorial de Natal), a cargo de Franklin Jorge.
A criação da Secult foi um dos pontos da reforma administrativa aprovada na Câmara de Vereadores, que previu também a extinção de cargos e redução de secretarias. A criação da Secult é mais um passo dentro das ações previstas e acordadas na Conferência Municipal de Cultura, em 2013, seguindo diretrizes do Plano Nacional de Cultura e do Plano Municipal de Cultura.
Desde a metade dos anos 1980 que Natal não tinha Secretaria de Cultura. A primeira experiência aconteceu na gestão do então prefeito Garibaldi Alves Filho, hoje Ministro da Previdência. Trata-se de um acontecimento histórico na cultura da cidade. Com a Secult/Natal, a cultura passa a ter orçamento próprio e amplia as condições do planejamento e execução de políticas públicas para o segmento.
Foto: Eduardo Maia/Novo Jornal


Nenhum comentário:

Postar um comentário