segunda-feira, 28 de maio de 2012

Saudade.

Saudade.

De Nati Cortez para Celina. *

Estás longe de mim, sinto saudade,
Uma saudade amarga, bem cruel,
Estás curtindo esta dor, noutra cidade,
Com ressaibos transcendendo fel.
 Onde está aquela felicidade
Quando nos teus lábios parecia mel?
Tudo acabou por conta da maldade,
Que tudo transformou num aranzel.

Choras... Choro... O coração partido,
Esperando que Deus conserte tudo,
Quando chegar o dia prometido.
Então acabará toda tristeza,
O céu ficará uma beleza,
Quando Jesus gritar: “eu não sou mudo”!
Natal, 25,10. 1981
Nati Cortez.
·         Dona Celina Maia, tinha dois filhos quando morava na rua José Pinto, Cidade Alta: Marco Aurélio, professor do IFRN, e Pedro. Era uma grande amiga de Maria Natividade Cortez Gomes e da família. Reside no bairro de Neópolis, em Natal/RN.
Outra amiga dela era dona Lilia Galvão que foi morar no Rio de Janeiro. Nati e Lilia mantiveram vasta correspondência desde os anos 50. Encontramos várias cartas e poemas de dona Lilia, datados de 1959.


Em 16 de janeiro de 1959, Nati Cortez escreveu “És tão feliz!...”



És tão feliz!...Sorris a toda hora.
E a sorrir meu coração consolas,
Antes, sofria, sorrindo vivo agora,
Não tenho mais aquelas mágoas tolas.

És tão feliz! Teu coração palpita,
Só de amor, de amor e de amor.
Neste jardim és a rosa mais bonita,
Foi nesta rosa que eu afoguei a minha dor.

És tão feliz! Sorris até demais,
Antes, sozinha, em cada canto,
Agora, alegre, deixaste para trás
As tuas dores, as lágrimas do teu pranto.

Se és feliz, em também sou, Lilia.
Canta-se, eu também canto com calor.
Quem nos uniu, por certo, foi Maria,
Somos felizes, vamos vier para o amor.
                   ***
“Versos dedicados a amiga Lilia Galvão, em resposta dos que ela me ofertou”, escreveu Maria Natividade Cortez Gomes, em Natal, 16 de janeiro de 1959, no original manuscrito. Dias antes, dona Lilia, escreveu “Sofra com amor”:



Sofra com fé! Sofra com amor.
Lembre-se que Jesus sofreu também na cruz.
Se hoje você sofre e sente tanta dor
Amanhã vai morar ao lado de Jesus.

Sofra com fé, lembre-se de Jesus
Ele sofreu por nós, por nosso amor
Porque não carregarmos também a nossa cruz?
Se por todos nós ele sofreu tamanha dor?

Sofra com fé, lembre-se de Maria
Que mais sofreu vendo o filho na cruz
Se hoje você sofre, se sente tanta agonia
Um dia você vai morar ao lado de Jesus.
Amém. “Lilia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário