Professora emérita da Ufba, Suzana Alice Marcelino Cardoso morre em Salvador
Ela ocupava desde 2016 a cadeira número 28 da Academia de Letras da Bahia (ALB). Causa do falecimento ainda não foi divulgada.
Por G1 BA
A professora emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso morreu nesta quarta-feira (2), em Salvador. A causa do falecimento ainda não foi divulgada.
Suzana ocupava, desde 2016, a cadeira número 28 da Academia de Letras da Bahia (ALB). Ela construiu a sua carreira profissional no universo das Letras, atuando principalmente na área da dialectologia, geolinguística, português do Brasil, língua portuguesa e variação linguística.
O reitor da Ufba, João Carlos Salles, lamentou a perda. "É uma da figuras fundamentais da Ufba e referência para todos nós. É uma pessoa muito querida e, pessoalmente, é a perda de uma amiga", disse.
A professora Suzana tem graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal da Bahia (1960), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1979) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).
Ela foi professora convidada na Université Paris 13, editora da revista Estudos Lingüísticos e Literários (2004-2012) , membro do Conselho Editorial das revistas A Cor das Letras, Filologia e Lingüística Portuguesa, coordenadora do GT de Sociolinguística da ANPOLL (1992-1994), presidente da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN (1993-1995) e diretora-presidente do Projeto Atlas Linguístico do Brasil.